Criatividade com Eficiência no PDV

Sexta-feira 12 foi o último dia da feira GlobalShop, que apresentou, em Las Vegas, as principais tendências da comunicação para o ponto de venda. Um dos acontecimentos mais aguardados dentro da feira, a divulgação dos premiados do OMA Awards (Outstanding Marketing at Retail Achievement Awards), registrou definitivamente a tendência do uso da criatividade com eficiência no PDV. No decorrer da premiação, ficou clara a intenção de se premiar o quão criativa uma marca consegue ser, utilizando-se, por exemplo, materiais recicláveis ou ecofriendlys.

O aumento no uso do papelão, aliás, contemplado nas peças premiadas, reforçou a importância dessa tendência. Um bom exemplo foi o display criado para a Cadbury, que ganhou o prêmio na classificação Ouro. O display reproduziu, em papelão, uma bateria em tamanho real, em alusão à performance do gorila na campanha anteriormente veiculada em TV e premiada em Cannes 2009. Na peça para a TV, ele é capaz de tocar uma conhecida música de Phil Collins, ao comer o chocolate da marca.

Já o display criado para as fitas adesivas Scotch, da 3M, em dois planos sobrepostos, incorporou os produtos reais para experimentação e interação do consumidor com as novas fitas. O projeto, que estimula a interatividade, a identificação e o teste do produto no ponto de venda, também foi premiado com classificação Ouro em outra categoria.

Com classificação Prata, ficou o display da Sony que reproduziu um Playstation portátil em tamanho gigante. Assim como no produto original, a peça criada em papelão possibilitou ao consumidor visualizar o diferencial da abertura do controle, com recurso de movimento. Historicamente, a Sony sempre optou por peças permanentes, com materiais caros. Portanto, a escolha do novo material vem mais uma vez demonstrar a forte tendência no uso do papelão, que permite custo mais acessível e maior penetração.

Já com um pouco mais de recursos tecnológicos, o display da Mattel para as Princesas Disney conseguiu dar um show de interatividade e visibilidade. Em uma caixa acrílica, com base em vaccum forming, a marca expõe quatro modelos das principais princesas e, ao lado, um painel para escolha da boneca preferida.

Após selecionar o modelo, o painel giratório se move para demonstrar a foto de uma garota vestida com a mesma roupa da princesa. Ainda é possível ouvir a música tema do filme da princesa, de forma a atrair a atenção da consumidora e colocá-la no mundo fantástico de faz de contas. Esse display também foi premiado com a classificação Ouro.
As demais peças premiadas no OMA Awards podem ser conhecidas no site do POPAI Internacional, e serão divulgadas no evento Tendências e Novidades do POPAI Brasil, que será realizado no dia 08 de abril, em São Paulo.

Levando em consideração o movimento de restabelecimento da economia americana, grande parte das peças premiadas teve como preocupação fundamental o uso de materiais mais baratos. É o que podemos chamar de “fazer melhor com menos”, algo que nós, brasileiros, já trabalhamos há bastante tempo. Além do papelão, como já destacamos, outras tendências que ficaram claras no evento foram o barateamento do LED e a interatividade.

Para os anunciantes brasileiros fica a dica: a aposta mais acertada para os próximos períodos é trabalhar com materiais próximos do consumidor, amigos do meio ambiente, em peças que proporcionem experiência e novidade ao consumidor.

Fonte M&M Online